Núcleo Risco de Pesquisa em Palhaçaria do Oeste catarinense está na ativa!

Em abril o Núcleo e Grupo teatral Reminiscências recebem o ator e palhaço Ricardo Pucetti do Lume Teatro (SP) para oficina de criação de novos números em Joaçaba-SC

Foto: Arnaldo Torres. Design: Tita Tinta Ilustra.

O Núcleo RIsco é um grupo aberto de pesquisa e formação em palhaçaria localizado em Joaçaba (meio oeste catarinense), produzido pelo grupo teatral Reminiscências e nasceu a partir da produção de oficinas voltadas para trabalhar a comicidade dentro das artes cênicas. A iniciativa já trouxe para Joaçaba oficinas com Silvia Leblon, Juliana Appel, Ricardo Pucetti, entre outros/as/es artistas. O Núcleo é um espaço de criação, intercâmbio, incentivo e formação para artistas da região. Uma iniciativa muito importante sobretudo para o desenvolvimento da arte circense, e para iniciativas de formação nesta região meio oeste, que ainda tem pouco acesso a este tipo de formação.

Dos dias 04 a 09 de abril acontecerá a oficina “Criação de Números para Palhaçes” dentro do Núcleo Risco de Pesquisa em Palhaçaria em Joaçaba-SC, com produção do Grupo teatral Reminiscências (Fabio Libardi, Ingrid Lucas e João Tomaz Santos). A formação será ministrada por Ricardo Pucetti palhaço pesquisador do Lume teatro de Campinas-SP.

Essa oficina está direcionada a palhaços e palhaças atuantes dentro da palhaçaria no estado de Santa Catarina, vindo profissionais de todas as regiões do estado. As inscrições já se encerraram com uma enorme fila de espera, o que mostra a importância de ações como esta na região oeste catarinense. O curso de “Criação de Números para Palhaçes” é um trabalho direcionado para a criação do material de cada palhaçe, com foco na lógica de construção da cena e na dramaturgia peculiar de cada um. O curso também vai navegar pela utilização cômica do corpo; dinâmicas físicas; estados de espírito e corporeidade; tempo e ritmo; foco da ação; e a construção da cena; além da relação entre palhaçes (no caso de números em dupla). Estaremos buscando o aprofundamento e aprimoramento desses elementos.

Haverá também na sexta-feira dia 08/abril/2022, às 20h a exibição gratuita do filme Hotxuá “O palhaço sagrado”, no espaço MovArt na rua Treze de Maio, 243, centro de Joaçaba-SC. Após a exibição do filme haverá uma conversa mediada por Ricardo Pucetti, esta atividade será aberta a toda comunidade.

O encontro culminará com uma apresentação de números de palhaçaria no “Cabaré RIsco de Palhaçaria”. Este será o resultado da pesquisa e experimentação da oficina com Ricardo Pucetti. O Cabaré correrá no dia 09/abril/2022, na cidade de Vargem\SC, às 18h na praça central. Haverá tradução simultânea em Libras e será aberto a toda a população gratuitamente, classificação Livre.

Este é um projeto Realizado pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2020

Mais informações:

https://www.instagram.com/reminiscenciasteatro/


Ricardo Pucetti. Foto de divulgação.