Memória e Tradição dos Circos Itinerantes é pesquisada em Santa Catarina

Em maio se inicia um estudo inédito no estado de Santa Catarina e se tornará uma ferramenta de consulta tanto para a própria comunidade circense quanto para gestores públicos, produtores, sociólogos, antropólogos, estudantes e todo público interessado. 

Esta pesquisa tem como objetivo registrar a memória e a tradição dos circos de lona itinerantes do Estado de Santa Catarina, por meio de entrevistas, catalogação de fotografias e elaboração de material em texto, fotos e vídeos, fortalecendo a identidade e a cultura circense como forma de expressão e transmissão de saberes. O resultado desta pesquisa será amplamente divulgado por meio de plataformas digitais e por sites especializados, tornando-se uma ferramenta importante de salvaguarda das histórias desse povo que tem a tradição como transmissão de saberes e notavelmente um patrimônio imaterial para nossa história e modos de fazer.

O projeto encontra-se em momento de captação de dados por meio de entrevistas online, e posteriormente esses dados serão analisados e apresentados à sociedade. Idealizado por Cristina Villar que conhece bem a trajetória de muitos grupos em Santa Catarina. Foi fundadora do primeiro grupo de circo em Florianópolis, o Circus Fever, em 2001. Sua trajetória artística que iniciou-se há 22 anos como malabarista e palhaça, teve um aprofundamento nas questões político-culturais do circo ao assumir o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis em 2012, eleita representante da Câmara Setorial de Circo e em 2020/2021 a presidência do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, além de participações no Conselho Nacional de Política Cultural. Também é idealizadora do Portal do Circo Catarinense, outro projeto que mapeia e divulga toda a rede de circenses e produtores do estado.

Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Serviço:

Instagram: @tradicaodocirco

Contato: (48) 996585117 com Cris Villar